8 de out. de 2008

DEUS SABE O QUE QUER. E VOCÊ?


2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que eu tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.

Deus quer nos usar. Será que rola?

Sei que você deve pensar. Já ouvir isso outras vezes, mas quando olho pra minha vida, vejo que não é o que rola. Já ouvi que Deus quer nos usar, mas quando olho ao meu redor, vejo que não acontece bem assim.

Por que não rola?

O Senhor sabe e conhece quem Ele tem chamado:

Certa vez ouvi sobre um garoto que queria compra um filhote de cachorro. Sendo assim ele se dirigiu a uma loja de filhotes de seu bairro a fim de encontrar o seu. Chegando lá falou com o vendedor sobre seu desejo, e o vendedor o encaminhou a uma área da loja onde se encontravam os animais, e estando ali o garoto olhou...olhou...escolheu...escolheu. Até que ele olha para o vendedor e diz:

- Já escolhi o meu filhote, agora vou terminar de juntar minhas economias pra poder comprá-lo.

Ao sair da loja o garoto passou a cortar a grama dos visinhos, lavar carros e janelas, até que ele conseguiu juntar a quantia necessária para comprar o animal. E retorna a loja. Chegando lá, vai em direção aos animais e pega o mais magro, feio, na qual inclusive tinha um problema na pata que o impedia de andar corretamente. Vendo isso o vendedor o alertou:

- Ei!!! Garoto!!!. Você não pode levar esse animal, pois ele é todo feio, magro, ele esta aleijado e sendo assim você não vai poder brincar com ele, além do mais aqui nós temos outras raças que são muito mais fortes e bonitas na qual você pode levar.

Porém o garoto decidido olha para o vendedor e diz:

- Esse é exatamente o tipo de filhote que estou procurando.

Quando o garoto ia se retirando da loja, o vendedor foi tentar convencê-lo novamente, porém ao olhar para o garoto pode ver por baixo de sua calça uma parte do ferro que sustentava a sua perna deficiente. E assim o deixou ir.

É importante entendermos que do mesmo modo o Senhor Jesus pensa a nosso respeito. Pois mesmo Ele conhecendo exatamente as nossas dificuldades, falhas e limitações, se entregou em nosso lugar, deseja ter um relacionamento de intimidade conosco e nos usar para a realização de sua obra.


Muitas vezes por não conhecer a real vontade de Deus, as pessoas acreditam que Deus é doido o suficiente a ponto de usar somente aquelas pessoas que se dizem perfeitos. Sem saber que Deus sabe exatamente que esse tipo de gente não existe.

Santidade X Santificação

Não entender essa verdade é um dos motivos de não sermos usados. É necessário entendermos a diferença entre esses dois termos. Pois nunca alcançaremos a santidade absoluta na qual pertence somente ao SENHOR. Porém devemos viver em uma busca constante da santificação de nossas vidas, tendo como alvo a Jesus Cristo. Cumprindo assim a vontade do SENHOR.

Eliminando primeiramente os erros

Se depender de nossos problemas, nunca seremos usados. Já ouvi diversas vezes alguns jovens dizerem: Cara eu tenho que dar um tempo da obra, pois tenho muitos problemas. Ou ainda, Deus não pode me usar agora, pois tenho muitas pendências à serem resolvidas, por isso me afastei. Engano!!! Se acreditarmos que só seremos usados por Jesus quando não mais tivermos problemas ou cometermos erros, nunca seremos usados de fato. E a medida que nos afastamos do SENHOR, mais difícil se torna a luta para não cair nos mesmos erros.

Motivos para que alguém permaneça no erro

Por acreditar (ou...se enganar) que Deus usa somente pessoas perfeitas. E saber exatamente que nunca será como tal, logo não tem motivação para buscar ser usado. Sendo assim continua levando uma vida de queda nos mesmos erros. “JÁ QUE NÃO DÁ PRA MUDAR...DEIXA DO JEITO QUE TÁ!!!”.

Essa é uma das visões transmitidas pela igreja – que lá dentro só existem pessoas santas e sem erros e capazes de julgar aos outros pelos seus erros.

Precisamos lutar para não permanecermos nos mesmos erros, lutar para que o pecado seja um acidente em nossas vidas.

Mas temos que entender que Deus usa quem Ele quer, quando quer e da maneira que quer.

Hebreus 11:31 – Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

A bíblia nos conta a história e uma mulher chamada Raabe, que tinha como profissão a prostituição. Ela tinha tudo pra ser sempre mencionada como parte dos perdidos de sua geração, como a escória da sociedade. Porém quando lemos o capítulo 11 de Hebreus no novo testamento, um capítulo destinado aos heróis da fé de Israel. Lá encontramos o nome dessa mulher. “Meeeeuuuuu!!! ... será que Deus é doido???!!! Mencionar o nome de uma prostituta, mulher que não vendia sorvete ou salgado....mas sim o próprio corpo, como um exemplo de fé juntamente com “os caras” de Israel, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José e cia.
Pois é, Raabe é citada por Deus como um dos grandes exemplos de fé da história de Israel. E pela fé acolheu os espias, foi poupada da morte. E algo que é mais impressionante, fez parte da genealogia do Senhor Jesus.

Raabe pela fé, entendeu que aquela era a única maneira dela sobreviver e se dispôs a fazer a vontade de Deus quando protegeu os espias de Israel. Por isso Deus a usou, sem considerá-la pelos seus erros.

Atos 13:21,22 – Então o povo pediu um rei,e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: “encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo que for da minha vontade”.

Davi, homem segundo o coração de Deus. Assassino, frio e adúltero. Essas eram algumas das características que podem ser vistas no caráter de Davi. A bíblia diz que quando Davi entrava em uma batalha, e arrebentava com todos os seu inimigos, matando a todos. Houve um período de sua vida em que ele se apaixonou pela mulher de um dos seus soldados, a ponto de planejar a morte do mesmo pra poder ficar com ela. Porém quando vemos a maneira que ele é lembrado por Deus, comparado ao rei que o antecedeu Saul, vemos um contraste muito grande, pois o cara é lembrado como homem segundo o coração de Deus, ao passo que Saul foi um rei rejeitado. Porém a bíblia diz que Deus não vê conforme o homem vê, tanto Saul quanto Davi cometeram erros em seus reinados, mas a diferença estava na maneira como cada um deles reagiu após esses erros. Saul se encheu de remorso, mas não se arrependeu de verdade, pois constantemente cometia as mesmas falhas. Já Davi, agiu diferentemente entendendo que Deus é misericordioso e digno de toda reverência e quebrantou seu coração e se arrependeu verdadeiramente, alcançando assim o perdão do Senhor.

Juizes 6:14,15 O Senhor se voltou para ele e disse: “ com a força que você tem, vai libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?” “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel?, meu clã é o menos importante de Manasses, e eu o menor de minha família”.

Uma das armas do diabo para minar a nossa fé, é nos dizer que não somos capazes. Que Deus não pode nos usar porque não temos o que oferecer.
Gideão não tinha o que oferecer, mas tinha a Deus que iria adiante dele. Bastava que ele se dispusesse a ir.

Deus nunca se preocupou em escolher os maiores homens. Pois ele é o único digno de receber toda honra e gloria. Sendo assim sempre fez questão de escolher os fracos para que fossem feitos fortes pelo seu poder.

A bíblia diz que Deus não escolhe os capacitados, mas sim, capacita os escolhidos.

Que os olhos do Senhor estão sobre a terra, para fortalecer aos que se dedicam de coração a Ele.

Jesus disse que faríamos as obras nas quais Ele fez, e as faríamos maiores.

Por isso não importa quão pequenos e fracos parecemos aos nossos próprios olhos. Mas sim a convicção do tamanho do poder do Deus que servimos.

Osmar Siqueira

0 comentários: